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10 ferramentas de inteligência artificial para te ajudar a vender mais

Se você está lendo este artigo, você trabalha com vendas e, se você trabalha com vendas, tenho certeza absoluta de que já ouviu falar em ferramentas de inteligência artificial!

São tantas notícias, informações e – infelizmente – desinformações que algumas pessoas ficam até mesmo com medo dessas ferramentas!

Muitos acreditam que elas podem roubar o seu emprego ou, até mesmo, como em um grande filme de ficção científica, dominar o mundo!

Por mais que possa parecer assustador que as ferramentas de inteligência artificial tenham crescido exponencialmente de alguns poucos anos para cá, garanto que você pode ficar tranquilo!

Afinal, grande parte dessas ferramentas têm o intuito de te ajudar com diversos aspectos da sua vida e, entre eles, é claro, estão as vendas B2B!

O que é Inteligência Artificial para Vendas e qual é a sua história?

Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se concentra na criação e desenvolvimento de máquinas e sistemas capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana.

Isso pode incluir, entre outros, aprendizado e adaptação, reconhecimento de fala, percepção visual, tomada de decisão e tradução de idiomas.

Ou seja, em termos mais simples, a IA é a habilidade de um computador ou máquina de imitar, ou simular comportamentos humanos, como pensar, aprender, resolver problemas e tomar decisões.

Algoritmos avançados e grandes volumes de dados alcançam isso, permitindo que a máquina aprenda a partir de padrões e experiências.

Para a inteligência artificial nas vendas, usamos algoritmos avançados e ferramentas analíticas para automatizar e melhorar as operações de vendas.

Ao automatizar tarefas repetitivas e analisar os dados do cliente, a IA ajuda as equipes de vendas a trabalhar com mais eficiência e a fechar mais negócios.

Podemos usar as ferramentas de aprendizado de máquina para previsão de vendas, previsão do comportamento do cliente e descoberta de insights acionáveis, dentre outros.

Quais os principais benefícios da Inteligência Artificial para vendas?

A inteligência artificial nas vendas pode ser utilizada para aprimorar diversos processos comerciais, desde a análise de dados até a personalização do atendimento ao cliente.

Veja abaixo 5 formas de aplicar a inteligência artificial nas vendas:

1. Modelos de e-mail gerados por IA

O e-mail marketing sempre foi um pilar forte na estratégia de vendas de qualquer empresa.

Mas, com o avanço das tecnologias, agora é possível levá-lo a um novo nível, graças à inteligência artificial (IA).

Se você já gastou horas pensando em como redigir o e-mail de vendas perfeito, saiba que a IA pode simplificar esse processo.

Isso inclui desde o título do assunto até o conteúdo do e-mail, que pode variar de acordo com segmentos de mercado, histórico de compras ou até eventos sazonais.

2. Automação do atendimento ao cliente

Um dos principais benefícios da IA nas vendas é a possibilidade de personalizar o atendimento ao cliente.

Um ótimo exemplo é o uso de chatbots e assistentes virtuais, que auxiliam empresas a oferecerem um atendimento mais rápido e eficiente.

Além disso, podem ser programadas para responder a perguntas comuns, coletar informações sobre o cliente e até mesmo realizar transações de vendas.

3. Análise de dados

Outra forma de utilizar a inteligência artificial nas vendas é por meio da análise de dados.

Com o uso de algoritmos de aprendizado de máquina (Machine Learning), a IA nas vendas pode analisar grandes quantidades de dados sobre os clientes, suas preferências, comportamentos de compra e até mesmo a concorrência.

Com esses dados, empresas podem ajustar suas estratégias de vendas, oferecer produtos personalizados, identificar oportunidades de negócios e prever as tendências do mercado.

4. Previsão de vendas

A previsão de vendas é um processo fundamental para qualquer empresa, pois permite que os gestores tomem decisões mais acertadas e antecipem problemas.

Podemos usar a Inteligência Artificial para criar modelos de previsão de vendas baseados em dados históricos e em dados em tempo real.

Com esses modelos, as empresas podem prever a demanda de produtos, identificar sazonalidades e ajustar suas estratégias de vendas de acordo com as condições do mercado.

5. Automação de processos

Também podemos usar a inteligência artificial nas vendas para automatizar diversos processos comerciais, como gerar relatórios, analisar e qualificar leads, além de automatizar o envio de e-mails e o agendamento de contatos futuros.

Isso permite que as equipes de vendas economizem tempo e recursos valiosos e se concentrem em atividades de maior valor, como a interação com os clientes e a negociação de contratos.

6. Identificação de leads

Por fim, podemos utilizar a Inteligência Artificial nas vendas para identificar leads qualificados e aumentar a eficiência das equipes de vendas.

Com o uso de algoritmos de Machine Learning, a IA pode analisar dados sobre os clientes em potencial, como seus interesses, histórico de compras e comportamentos online.

Permitindo que as empresas identifiquem leads qualificados com mais facilidade, além de ajudar as equipes de vendas a direcionar seus esforços de vendas de maneira mais eficiente.

Vantagens da Inteligência Artificial para os vendedores

Além dos impactos da inteligência artificial, é importante deixar bem claro os benefícios diretos que uma equipe de vendas pode ter com essa tecnologia.

Por um lado, pode parecer que essas ferramentas excluem esse personagem da história, mas a verdade é que elas permitem que o vendedor tenha maior foco e capacidade de gerar experiências positivas para o consumidor, elevando a satisfação e o sucesso das propostas comerciais.

Em destaque, essas são as três principais vantagens de inteligência artificial para os vendedores:

  • Dados capturados automaticamente, auxiliando que os vendedores foquem em etapas mais ligadas a experiência do cliente;
  • Assistência digital como auxílio para o relacionamento com os clientes, tornando as interações mais rápidas;
  • Velocidade e inteligência em todas as experiências de vendas oferecidas aos clientes.

10 ferramentas de inteligência artificial para vendas

Agora que você já entendeu como a inteligência artificial pode ser aplicada para gerar mais vendas, chegou a hora mais importante!

Aqui estão as dez principais ferramentas de inteligência artificial para vendas que vão te dar acesso a todos os benefícios que apresentamos no tópico anterior:

1. ChatGPT

A primeira – e mais famosa – ferramenta de inteligência artificial para vendas é o ChatGPT, um modelo de linguagem natural que pode ser usado para interagir com os leads em tempo real. Com o ChatGPT, a sua empresa pode fornecer suporte ao cliente 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de um agente humano presente o tempo todo.

Além disso, o ChatGPT pode ser treinado para responder a perguntas comuns dos clientes, fornecer informações sobre produtos e serviços, fazer recomendações e, até mesmo, processar pedidos. Isso ajuda a aumentar as vendas, já que os leads podem receber ajuda imediata quando precisam, o que aumenta a probabilidade e diminui o tempo de conversão.

O ChatGPT também pode ser integrado a outras ferramentas de automação de vendas, como chatbots, para fornecer suporte ainda mais personalizado, além de ser uma inteligência artificial que oferece utilidades inesgotáveis para vendas, como a elaboração de e-mails, conteúdos e muito mais.

2. Perplexity

A Perplexity também é um recurso de perguntas e respostas, parecido com o ChatGPT. O objetivo dessa ferramenta é ajudar as pessoas a descobrir informações e compartilhar com os seus conhecidos.

Porém, você pode utilizar esse recurso com a intenção de ter ideias para conteúdos, entender quais são as possíveis estratégias para o negócio, verificar o que está sendo mais buscado na ferramenta e desenvolver tópicos a fim de postar nas redes sociais ou em outros canais da sua marca.

3. Lavender

O Lavender é uma ferramenta de inteligência artificial para vendas que oferece coaching personalizado para e-mails de vendas. Com ela, seus vendedores podem obter sugestões de como melhorar seus e-mails em tempo real com base em dados sobre o que funcionou em campanhas anteriores.

A inteligência artificial do Lavender analisa os dados dos seus e-mails, identifica padrões de sucesso e usa essas informações para fornecer orientações precisas e personalizadas para os vendedores. Isso ajuda a aumentar a eficácia das campanhas, melhorar a taxa de conversão e reduzir o tempo necessário para redigir e-mails eficazes.

Além disso, o Lavender ajuda a padronizar a linguagem e o tom dos e-mails em toda a organização, garantindo que a comunicação seja consistente e alinhada com a marca. Isso ajuda a construir confiança com os leads e aumenta a eficácia geral das suas campanhas.

4. Twain

O Twain é outra ferramenta de inteligência artificial para vendas que também fornece coaching personalizado para e-mails de vendas. Com o Twain, seus vendedores podem obter sugestões de como melhorar seus e-mails com base em análises detalhadas do conteúdo.

A inteligência artificial do Twain analisa vários aspectos dos e-mails de vendas, incluindo comprimento, tom, formatação, uso de imagens e muito mais. Com base nessas análises, ele oferece feedback específico e personalizado para cada e-mail, ajudando a melhorar a eficácia da sua comunicação.

O Twain também permite que os vendedores comparem o desempenho de seus e-mails. Isso ajuda a identificar as melhores práticas e padrões que levam a um desempenho superior, fomentando a utilização de técnicas que vão aumentar a sua produtividade e a sua taxa de conversão.

5. Regie

O Regie.ai é uma ferramenta de inteligência artificial para vendas que ajuda os vendedores a criar fluxos de cadência eficazes para alcançar seus clientes em potencial. Com ele, você pode criar cadências personalizadas, que incluem e-mails, ligações, mensagens e outras formas de comunicação.

A inteligência artificial do Regie.ai analisa os dados dos clientes, incluindo informações sobre suas preferências de comunicação e histórico de engajamento, para ajudar os vendedores a criar fluxos de cadência eficazes que atendam às suas necessidades. A ferramenta também oferece recursos de automação, permitindo que os profissionais programem e-mails e ligações com antecedência.

Além disso, o Regie.ai fornece análises detalhadas sobre o desempenho dos fluxos de cadência, permitindo que os vendedores identifiquem áreas para melhorias e ajustem as suas abordagens.

6. Synthesia

A Synthesia é uma plataforma para a elaboração de vídeos por meio da IA. Em seu sistema, é possível desenvolver vídeos em até 120 idiomas, economizando tempo e recursos valiosos para a elaboração desse material.

Ele oferece uma alternativa acessível para a elaboração de vídeos tradicionais, além de dispor de um aplicativo baseado na web e que pode ser facilmente acessado pelo navegador. A interface também é bastante intuitiva, simplificando a vida de quem está iniciando nesse meio.

Os avatares Synthesia que fazem os vídeos podem ser escolhidos entre mais de 100 tipos disponíveis, além da possibilidade de desenvolver um avatar exclusivo para a sua corporação.

7. Firefiles.ai

O Firefiles.ai é uma ferramenta de inteligência artificial para automação de notas de reuniões. Ela utiliza tecnologia de reconhecimento de fala e processamento de linguagem natural para transcrever automaticamente as discussões durante uma reunião e criar notas detalhadas.

Os benefícios do Firefiles.ai incluem a eliminação da necessidade de tomar notas manualmente durante as reuniões, economizando tempo e esforço dos vendedores. A ferramenta também é capaz de identificar e marcar pontos importantes e ações de acompanhamento, tornando mais fácil dar continuidade ao processo de vendas após aquela interação.

Além disso, o Firefiles.ai permite a busca e a organização de notas em um banco de dados, tornando mais fácil encontrar informações específicas em reuniões anteriores. As notas também podem ser compartilhadas com outros membros da equipe, melhorando a colaboração e a comunicação do seu time.

8. Analytics2GO

O Analytics2GO é uma ferramenta de inteligência artificial para vendas que oferece análises avançadas e insights acionáveis para impulsionar o desempenho do seu negócio. Com ele, a sua empresa pode analisar grandes volumes de dados, como históricos de vendas, informações de clientes e de mercado e outros indicadores relevantes para identificar padrões, tendências e oportunidades.

Os benefícios do Analytics2GO incluem uma compreensão mais profunda e detalhada do seu desempenho de vendas, permitindo que a sua empresa identifique áreas de melhoria, oportunidades de crescimento e tome decisões informadas para otimizar suas estratégias.

A ferramenta também oferece recursos avançados de análise preditiva, tornando possível prever comportamentos de compra dos clientes, identificar leads em risco de cancelamento ou identificar oportunidades de cross-selling e upselling.

9. Gamma App

O Gamma.app é um site gratuito que cria slides de um jeito fácil e prático, com o uso de inteligência artificial. Em poucos segundos, a ferramenta é capaz de transformar um comando de texto em uma apresentação com design completo e template flexível, possibilitando adicionar gifs, vídeos, gráficos e até mesmo sites. Ainda, o Gamma.app permite edição colaborativa em tempo real e até exportar os slides em formato compatível com o PowerPoint e Google Slides.

Apesar de gratuita, a ferramenta possui alguns serviços pagos disponíveis no Gamma Pro. Para adquirir o uso ilimitado da ferramenta, basta assinar o plano. Para o uso no modo grátis, o usuário possui 400 créditos para “gastar” no site com as ferramentas que demandam inteligência artificial.

10. Sitekick.ai

O Sitekick.ai é uma ferramenta de inteligência artificial para vendas projetada para realizar conversas naturais e dinâmicas com os seus leads, simulando o diálogo humano. Com base em tecnologia avançada de processamento de linguagem natural, ele é capaz de interagir com os visitantes do seu site de forma autêntica, como se fosse um agente humano.

Os benefícios do Sitekick incluem a capacidade de fornecer um atendimento ao cliente de alto nível, 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem a necessidade de intervenção humana constante. Ele também pode responder a perguntas frequentes, fornecer informações sobre produtos ou serviços e, até mesmo, realizar vendas ou agendar compromissos.

Além disso, o Sitekick pode ser personalizado para se adaptar à identidade e à voz da marca, garantindo uma experiência de conversa coesa e consistente para os leads. Por fim, ele também pode coletar dados dos seus visitantes, como preferências e comportamentos de navegação, para melhorar a segmentação e a personalização das suas interações.

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