Novas profissões e habilidades em alta com a Indústria 4.0
Em paralelo a taxas crescentes de desemprego, as crescentes inovações tecnológicas e a chegada da Indústria 4.0 são pontos cruciais quando o assunto é transição de carreira.
Apesar de contribuir para que algumas áreas de atuação percam vagas para a automação, elas criam novas frentes de trabalho, o que atrai jovens talentos e profissionais veteranos que desejam mudar de emprego e encontrar oportunidades em áreas mais aquecidas.
Conhecer quais são essas demandas e as habilidades buscadas para estas novas profissões pode ser uma virada de chave importante para quem está em busca de uma colocação no mercado de trabalho.
Novas profissões da Indústria 4.0
Novas profissões como engenheiro de cibersegurança, mecânico de veículos híbridos, técnico em impressão de alimentos e operador de máquina high speed estão entre as profissões que irão despontar no mercado nos próximos anos.
Algumas delas podem demorar até 10 anos para se consolidar, mas a demanda já existe. A conclusão é de um levantamento realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
O Senai analisou de que forma as novas tecnologias – como realidade virtual, automação, internet das coisas e impressão 3D – estão influenciando a dinâmica de alguns setores da indústria brasileira. São eles: automotivo, tecnologia da informação e comunicação, alimentos e bebidas, máquinas e ferramentas, construção civil, química e petroquímica, têxtil e vestuário e petróleo e gás.
A partir daí, mapeou as profissões (de nível médio e superior), que vão ganhar relevância nos próximos anos, bem como aquelas que serão criadas a partir do uso de novas tecnologias e novos equipamentos. Confira, a seguir, o que muda em cada setor:
Setor automotivo
Com maior potencial transformador, o setor automotivo lida com o desenvolvimento de carros híbridos e diversas ferramentas veiculares para maior comodidade do motorista. As profissões que vão surgir no setor são:
- Mecânico de veículos híbridos;
- Mecânico especialista em telemetria;
- Programador de unidades de controles eletrônicos;
- Técnico em informática veicular.
Tecnologias da Informação e Comunicação
A integração das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e da digitalização de processos afetou a maneira de se relacionar com a informação on-line. As profissões que vão surgir no setor são:
- Analista de IoT (internet das coisas);
- Engenheiro de cibersegurança;
- Analista de segurança e defesa digital;
- Especialista em big data;
- Engenheiro de software.
Alimentos e bebidas
Os novos softwares permitem um maior controle de processos para a produção de diversos alcoolquímicos. Além disso, há maior facilidade para administrar áreas de plantio, e o uso de big data proporciona melhor previsão dos orçamentos. As profissões que vão surgir no setor são:
- Técnico em impressão de alimentos;
- Especialista em aplicações de TIC para rastreabilidade de alimentos;
- Especialista em aplicações de embalagens para alimentos.
Máquinas e ferramentas
Diversas tecnologias, como a realidade aumentada e equipamentos com melhor controle e precisão, resultam em outras dinâmicas na relação com máquinas e ferramentas. O uso de novos materiais também é destaque. As profissões que vão surgir no setor são:
- Projetista para tecnologias 3D;
- Operador de High Speed Machine;
- Programador de ferramentas CAD/CAM/CAE/CAI;
- Técnico de manutenção em automação.
Construção civil
Os sistemas de automação predial, cujo objeto é automatizar processos no canteiro de obra, bem como os novos materiais e ferramentas inteligentes para a construção civil, são destaques na área. As profissões que vão surgir no setor são:
- Integrador de sistema de automação predial;
- Técnico em construção seca;
- Técnico em automação predial;
- Gestor de logística de canteiro de obras;
- Instalador de sistema de automação predial.
Química e petroquímica
Pesquisas focadas no aperfeiçoamento de novos produtos, somadas ao uso da internet das coisas (IoT) e à automação e robotização de diversos processos, ocasionam uma nova relação na produção deste segmento. As profissões que vão surgir no setor são:
- Técnico em análises químicas com especialização em análises instrumentais automatizadas;
- Técnico especialista em desenvolvimento de produtos poliméricos;
- Técnico especialista em reciclagem de produtos poliméricos.
Têxtil e vestuário
As ferramentas digitais proporcionam a otimização da modelagem dos produtos, objetivando a sua customização. As smart clothes são outro ponto forte da indústria. As profissões que vão surgir no setor são:
- Técnico em projetos de produtos de moda;
- Engenheiro de fibras têxteis;
- Designer de tecidos avançados.
Petróleo e gás
O desenvolvimento de novas tecnologias ligadas ao segmento petroquímico exige a preparação de novos profissionais. As profissões que vão surgir no setor são:
- Especialista em técnicas de perfuração;
- Especialista em sismologia e geofísica de poços;
- Especialista em recuperação avançada de petróleo.
10 habilidades necessárias na Indústria 4.0
Como vimos a indústria 4.0 está trazendo diversas novas profissões ligadas à automação, tecnologia e diferentes engenharias. Ao contrário do que se falava há alguns anos, a digitalização da manufatura não minimizou os postos de trabalho, mas os transformou.
Cargos mais operacionais e com menos estratégia embutida tendem a ser substituídos por tecnologias que executem as tarefas de forma mais ágil e eficiente. Ao mesmo tempo, as indústrias carecem de profissionais que operem tais tecnologias.
Por isso, profissões técnicas são altamente requisitadas no mercado. De acordo com a pesquisa Tech in Manufacturing, as principais habilidades desses novos profissionais de tecnologia são as seguintes:
- Ciência da computação
- Método ágil
- Engenharia de software
- Python
- Desenvolvimento de software
- Automação
- C++
- Engenharia de sistemas
- SQL
- Java
Conclusão
As skills mais procuradas, portanto, tem a ver com a capacidade de enxergar problemas, encontrar soluções e gerenciar seu desenvolvimento na área de computação, software e sistemas. Para isso, saber as principais linguagens de programação é fundamental. Assim como conhecer os princípios da automação e criar sistemas que trabaljem por si.
Para gerenciar tudo isso conhecer métodos de gerenciamento de projetos é um diferencial muito valorizado pelas empresas. Uma vez que otimiza os processos e permite aplicação e teste rápido das soluções.
Se você está procurando uma carreira profissional na área de tecnologia, de olho na Indústria 4.0, o artigo trouxe várias opções. Agora que você já tem uma ideia do caminho que deve seguir, é necessário sempre continuar estudando, pesquisando e se desenvolvendo.