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Porque todo jovem deveria considerar a área de vendas para iniciar sua carreira

Por que todo jovem deveria considerar a área de vendas para iniciar a sua carreira?

“Você é apaixonado por vendas assim como eu? Então não pode deixar de ler este artigo inspirador escrito há alguns anos por Gabrielle Teco, mas ainda super atual.

Posso dizer que este foi um dos textos mais inspiradores que já li sobre o tema. A Gabrielle tem uma abordagem única e inteligente sobre a área de vendas, e suas dicas e estratégias são valiosas para qualquer vendedor que queira melhorar suas habilidades e aumentar seus resultados

Se você está procurando uma leitura que realmente faça a diferença em sua carreira de vendas, eu recomendo fortemente este artigo!”

Boa leitura!

“Como Head de RH perdi as contas de quantas vezes precisei vencer o desafio de contratar bons profissionais de vendas. A propósito, perdi mais batalhas do que ganhei.

Não à toa, o vendedor sempre aparece nas listas dos profissionais mais procurados pelas empresas e também dos mais bem remunerados (informações adicionais no rodapé).

O fato de não exigir nenhuma formação específica, coloca o profissional de vendas em uma injusta categoria de “desqualificado”. Afinal, qualquer um é vendedor, certo?

Bom, se isso fosse verdade, não sobrariam vagas e os RHs não sofreriam tanto para atrair e recrutar este pessoal. A verdade é que temos mais oportunidades do que gente preparada para ocupá-las, e isso é só o primeiro motivo que me leva a crer que todo jovem deveria considerar a área de vendas para iniciar sua carreira.

Para aprofundar o tema, peço licença para dividir uma experiência pessoal. Talvez poucos saibam, mas o meu primeiro emprego há muuuuitos anos (*rs) foi como vendedora de roupas em uma loja de shopping.

Foi um trabalho temporário, mas os aprendizados daqueles três meses me acompanham até hoje: como atender bem o cliente, estratégias de negociação, atenção para não julgar as pessoas pela aparência, satisfação ao fechar uma grande venda, esforço para se manter no ranking dos melhores vendedores da loja, e a comissão! Ahhh, a comissão! =)

Pois bem. Mas essa era a parte boa da coisa. Vamos aos bastidores: perdi as contas da raiva que eu senti daqueles clientes que experimentavam a loja toda e iam embora sem levar N-A-D-I-C-A de N-A-D-A. Controle emocional era fundamental (confesso que dei umas choradinhas de leve no estoque nas primeiras vezes! *rs).

Ou então quando a venda que faria você bater a meta do dia não se concretizava. Lidar com a frustração e ter resiliência eram competências bem exigidas nestes momentos. Enfim, tudo isso me ajudou a criar musculatura profissional.

Aliás, essa me parece uma boa metáfora: Sabe quando você pega bem pesado no treino da academia e fica dolorido no outro dia? A dor ocorre, pois, as suas fibras musculares são rompidas para dar lugar a fibras maiores e mais resistentes.

E é exatamente isso que a área de vendas pode fazer por você: te tornar mais forte, resistente e preparado para os desafios de qualquer profissão que você venha a escolher.

E de quebra, ainda “corremos o risco” de você se apaixonar por esta área e decidir seguir carreira, com muita autenticidade, sem se preocupar com os “rótulos” (que nunca nos definem, não é mesmo? =)

E só para constar: os profissionais e empreendedores mais incríveis que eu já conheci tiveram, em algum momento, passagem pela área de vendas. Coincidência? Não, na minha opinião.

Saber vender te abre portas, pois suas ideias serão sempre ouvidas. Negociar bem te leva mais longe, pois ouvir o outro, entender suas motivações e propor um acordo justo é sempre um bom caminho.

Ter horários flexíveis atende sua necessidade de ter equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Ser cobrado por resultado te proporciona mais autonomia e também te permite alcançar remunerações maiores. A comissão está aí pra isso.

Enfim, e se são tantas coisas boas, por que as nossas vagas de estágios e trainee de vendas (como a oportunidade da Gesto, aberta aqui na plataforma Eureca) também são as mais críticas para fecharmos?

Tenho a impressão que ainda faltam incentivos para o jovem explorar alternativas de carreira onde as experiências e os aprendizados sejam mais relevantes do que cargos e “sobrenomes corporativos”.

Ainda que o discurso de “trabalhar por um propósito” seja um anseio desta geração, na prática o mercado ainda hiper valoriza títulos e exige da gente um belo job description, repleto de palavras difíceis e que fazem o seu nosso trabalho parecer mais do que ser.

A notícia boa é que a razão de existir da Eureca é conectar a energia jovem ao mundo do trabalho, com um propósito muito maior do que apenas preencher vagas de empregos.

Queremos empoderar o nosso jovem para que ele viva novas experiências e possa descobrir o ponto de encontro entre os seus talentos e as necessidades do mundo (minha definição preferida de propósito, aliás).

Para fechar, sem perder o gancho, se o mundo necessita de bons profissionais de vendas e se o jovem anseia por revelar os seus talentos, por que não promover este encontro e ver se dá crush?”

 

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