Softwares de vendas: As 13 melhores opções do mercado para você implementar em sua empresa
Melhorar as vendas requer energia e dedicação da equipe para encaminhar os leads do topo até a boca do funil – mas apenas isso não é suficiente para gerar excelentes resultados.
O mercado tem se tornado cada vez mais digital nos últimos 10 anos. E no setor industrial B2B não é diferente.
A pandemia não apenas acelerou o processo de transição, mas também tornou alguns processos totalmente digitais.
Sendo assim, capturar leads qualificados e convertê-los em clientes fiéis, hoje em dia, requer muito esforço e investimento em pessoas, processos e principalmente ferramentas digitais precisas.
Para ter sucesso no processo comercial é imprescindível o uso de um software de vendas para gerenciar informações relevantes em um só lugar.
Escolher um sistema que se enquadre nas necessidades da empresa pode ser um processo complexo.
É por isso que esse artigo traz um guia completo sobre os melhores softwares de venda.
Espero que as informações abaixo possam te ajudar no processo de conhecimento e escolha do seu próximo software para automação de sua força de vendas.
Categorias de software de vendas
Antes de mais nada, é interessante apontar que existe uma gama de categorias de softwares de venda.
As principais estão abaixo:
- Softwares de prospecção de vendas
- Softwares de geração de leads
- Softwares de Account Based Marketing (ABM)
- Softwares de gestão de leads
- CRMs de vendas
- Softwares de automação de vendas
- Software de vendas e estoque
- Softwares de análise de dados
- Softwares de gestão comercial
- Softwares de organização e produtividade
- Softwares de comunicação
Software de vendas: conheça os melhores
Lembre-se que uma vez que sua empresa investe em um software de vendas, é necessário treinar o time para implantar o novo sistema no fluxo de trabalho.
Portanto, é interessante considerar primeiro as necessidades de sua empresa no momento da escolha.
Para te ajudar nessa tarefa, seguem abaixo os principais softwares e os pontos fortes de cada um deles.
Estão incluídos também, em cada tópico, as notas e avaliações recebidas pelas plataformas nos principais sites de avaliação de softwares e ferramentas: o B2B Stack e Capterra.
1. Exact Sales – O melhor para pré-vendas
Exact Sales é a empresa que desenvolveu o Exact Spotter, uma ferramenta que potencializa o processo de pré-vendas.
Esse software gera dados sobre os leads para que os vendedores possam ter uma abordagem assertiva com aqueles que já estão no banco de dados.
O diferencial dessa ferramenta é uma função que gera perguntas específicas para cada lead e as respostas, quando inseridas no programa, se tornam dados.
Esses dados gerados direcionam estratégias para cada lead, fazendo um “match” entre o perfil específico de cada cliente e os produtos ideais para serem oferecidos.
Esse software usa inteligência artificial para guiar a tomada de decisão no momento de filtrar os clientes com maior potencial, assegurando eficácia no processo de vendas.
Além disso, esse sistema inteligente aprende com as vendas que foram efetuadas e as que não aconteceram, direcionando futuras abordagens com maior precisão.
Conta com recursos para geração e enriquecimento de leads, ativação da base, qualificação, gerenciamento e controle.
Avaliação no B2B Stack: 4.2/5
Sem avaliação no Capterra.
2. Sales Cloud Salesforce – O melhor para quem deseja uma plataforma all-in-one
O sistema de CRM mais conhecido do mercado também funciona como um software de vendas integrado.
O Sales Cloud gerencia a lista de leads, identifica oportunidades promissoras, cria relatórios e tem a capacidade de prever vendas.
Esse software é perfeito para automatizar diferentes fases do processo de venda.
A empresa oferece soluções para as áreas de marketing, vendas e atendimento ao cliente, concentrando todas as informações em uma única fonte de dados.
Através dele é possível criar alertas de acordo com o estágio de negociação de cada lead.
Também pode-se organizar tarefas, gerenciar calendário e sistematizar aprovações.
Esse programa foi o pioneiro a utilizar a tecnologia de cloud computing, ou computação em nuvem.
Essa tecnologia hospeda dados, informações, recursos e programas na Internet.
Isso permite conectividade em qualquer lugar, ou seja, é possível que o usuário acesse as informações de qualquer computador, tablet ou celular.
Avaliação no B2B Stack: 4.5/5
Avaliação no Capterra: 4.4/5
3. Pipedrive – O melhor para escalar as vendas
O Pipedrive é um dos líderes do mercado de softwares de vendas porque oferece pacotes para empresas de todos os tamanhos.
Sendo assim, tem um preço bastante flexível, o que acaba sendo um ponto muito forte.
Esse sistema dispõe de uma versão gratuita para teste que possibilita avaliar se ele se encaixa às necessidades de sua empresa.
Pipedrive é o programa que oferece os melhores relatórios visuais.
Ele disponibiliza métricas detalhadas e categoriza as vendas por produto, permitindo selecionar os próprios filtros para analisar a conversão de vendas.
Além disso, é possível projetar vendas futuras usando os dados, o que contribui para o planejamento das estratégias e o direcionamento da equipe de vendas.
Avaliação no B2B Stack: 4.4/5
Avaliação no Capterra: 4.5/5
4. EngageBay – O melhor para uma visão holística do consumidor
Essa ferramenta oferece uma interface intuitiva que facilita a visualização do pipeline de vendas.
Também é possível criar quantos pipelines você desejar, categorizando por produtos, serviços, localidades e qualquer outro parâmetro que se encaixe na realidade da sua empresa.
Esse sistema se diferencia dos outros por oferecer um módulo chamado de Sales Bay.
Através dele é possível ver detalhadamente cada interação feita com os leads, possibilitando acompanhar o andamento das negociações em tempo real.
O EngageBay pode ser sincronizado com Gmail, Office365, calendário e outras ferramentas de vendas.
Desse modo, é possível ter um painel comercial integrado, facilitando uma rotina de trabalho organizada.
Sem avaliação no B2B Stack.
Avaliação no Capterra: 4.6/5
Freshsales – O melhor CRM orientado por contexto
Os recursos do Freshsales são similares aos do EngageBay.
O que diferencia esse do anterior é um sistema de ligação integrado e o rastreamento de e-mails, o que gera atualizações das interações em tempo real.
Outro destaque desse programa é o Lead Score.
Esse recurso permite dar uma pontuação para cada lead, classificando-o entre os mais quentes (que estão mais propensos a fechar negócio) e os mais frios (esses que talvez ainda estejam no topo do funil de vendas).
Essa ferramenta calcula automaticamente a pontuação dos potenciais clientes de acordo com as interações e o engajamento delas.
Esse programa separa os clientes potenciais por segmento de acordo com suas características, e por conseguinte, projeta campanhas futuras de geração de leads específicas para cada segmento.
Avaliação no B2B Stack: 5/5
Avaliação no Capterra: 4.6/5
6. Pipeliner – O melhor para integrar com as redes sociais
O Pipeliner é considerado um programa de CRM que também funciona como automação de vendas.
Ele fornece recursos de interações com os leads, gerenciamento de tarefas, visualização de oportunidades e relatórios específicos para cada estágio do pipeline.
O grande diferencial dessa ferramenta é o contato com os leads através das redes sociais.
É possível visualizar Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn ou qualquer outra rede social no mesmo programa e interagir com os leads por meio de curtida ou comentário.
Vendas nas redes sociais traz uma dinâmica para o processo de negociação e aproxima o relacionamento com o cliente.
Sem avaliação no B2B Stack.
Avaliação no Capterra: 4.7/5
7. Bitrix24 – O melhor para unificar diversas áreas da empresa
Esse programa também se classifica como uma plataforma de CRM e disponibiliza a visualização através de uma linha do tempo.
É possível constatar em ordem cronológica todas as atividades em cada estágio do funil de vendas, além de facilitar a revisão do histórico de vendas de cada lead.
No Bitrix24 você pode segmentar o público de acordo com o volume de vendas, perfil de compra e características específicas de cada lead.
Isso facilita desenvolver estratégias assertivas para movimentar os leads dentro do pipeline de vendas.
Outra característica desse programa é a interação com a equipe.
Existem recursos de comunicação que permitem bate-papo individual ou em grupo, além de ser possível levantar enquetes e enviar arquivos dentro do programa.
A plataforma ainda conta com soluções para as áreas de Marketing, RH, Gerenciamento de Projetos e Atendimento ao Cliente.
Avaliação no B2B Stack: 4.7/5
Avaliação no Capterra: 4.1/5
8. Agendor – O melhor para vendas consultivas B2B
Agendor é uma plataforma de CRM brasileira com uma interface limpa de fácil entendimento e utilização.
O programa apresenta um painel que facilita a visualização detalhada de cada etapa do processo de vendas, sendo possível prever a eficiência das estratégias aplicadas.
Um dos pontos fortes desse software é que possui API (Application Programming Interface) aberta para desenvolvedores.
Isso significa que é possível integrar sistemas facilitando a troca de informações e centralizando rotinas.
Avaliação no B2B Stack: 4.8/5
Avaliação no Capterra: 3.5/5
9. Zoho – O melhor para unir marketing e vendas
Zoho é uma plataforma de CRM estruturada na web, pensada e construída para empresas de todos os tamanhos.
A principal função desse sistema é gerenciar leads, classificando-os em abas que permitem visualizar quem são os prospects e quem são os clientes existentes.
Esse programa também oferece uma automação de vendas extremamente eficiente e complexa, facilitando o fluxo de trabalho e a adaptação dos processos já existentes.
Na questão de comunicação com os leads, esse software também permite a integração com as redes sociais, e-mail, telefone, SMS, além de conectar com o aplicativo do Outlook.
Avaliação no B2B Stack: 4.7/5
Avaliação no Capterra: 4.3/5
10. Ploomes – O melhor para vendas complexas
Ploomes é um programa completo que integra muitos processos em uma só plataforma.
Dentro desse sistema é possível controlar o andamento das vendas, estabelecer um fluxo de trabalho e gerenciar base de dados de clientes (CRM).
Um ponto forte dessa plataforma é que dentro dela é permitido fazer orçamentos e pedidos de venda, facilitando o trabalho dos vendedores.
Essa característica favorece a operação, deixando o fluxo de venda mais coerente, consequentemente, gerando resultados eficientes.
Avaliação no B2B Stack: 4.7/5
Avaliação no Capterra: 4.8/5
11. HubSpot Sales – O melhor para crescer e escalar
Esse sistema é perfeito para construir processos relevantes de venda.
A melhor parte dessa plataforma inteligente é que não demanda habilidades de codificação para saber utilizar efetivamente esse software.
Isso ajuda a poupar tempo na hora de automatizar operações vitais de vendas.
Uma vantagem desse software é lembretes e e-mails de follow-up personalizados, que transformam a comunicação em uma abordagem extremamente próxima e pessoal.
Também possui integração com o Outlook e Gmail, e um recurso interessante: gera uma notificação se o prospect realiza ações como abrir um e-mail ou clicar em algum link.
O HubSpot Sales conecta bem com as soluções de marketing, criando uma sinergia de informações possibilitando o monitoramento do funil de vendas e da performance dos vendedores.
Se sua empresa tiver um processo simples de vendas, você pode usar a versão gratuita por tempo indeterminado.
Avaliação no B2B Stack: 4.5/5
Avaliação no Capterra: 4.5/5
12. Zendesk Sell – O melhor para uma experiência do cliente de ponta a ponta
Zendesk é uma plataforma com ênfase no atendimento ao cliente, que oferece também uma solução de CRM de vendas.
Essa empresa oferece uma solução para suporte em qualquer canal de comunicação e fidelização dos clientes.
Esse software é ideal para uniformizar e padronizar a qualidade do atendimento, mantendo a personalização da experiência de cada cliente.
Avaliação no B2B Stack: 4.7/5
Avaliação no Capterra: 4.4/5
13. Speedio – O melhor para prospecção ativa
A Speedio é uma plataforma de prospecção ativa B2B que utiliza tecnologia Big Data. Ela foi eleita pela B2B Stack como a melhor de Geração de Leads e Pré-Vendas em 2021 e tem tudo para manter o status em 2022.
As atualizações periódicas que o suporte técnico da Speedio fornece, junto a opção que existe dentro da plataforma de validar os contatos, seja por telefone ou e-mail, faz com que você chegue até leads de excelência, incluindo os contatos de decisores.
Os mais de 70 filtros disponíveis na plataforma permitem que você monte seu IPC ideal e é mais um dos fatores do incontestável título de plataforma Número 1. Alinhado a toda essa tecnologia de ponta, temos um UX que realmente pensa na experiência do usuário, com um layout limpo e intuitivo.
Como se não bastasse um sistema de alto padrão, o suporte técnico também é repleto de qualidade e disponibiliza um treinamento gratuito. Aliás, toda a equipe de suporte da Speedio é humanizada e dispensa aquele atendimento irritante de um robô, que no fim das contas nada resolve.
Por último, temos a Speedio Academy, onde além do treinamento e suporte disponibilizados gratuitamente, temos ainda um curso, também gratuito, onde eles não apenas ensinam a mexer na plataforma, mas também dão uma aula sobre outbound 2.0 e prospecção ativa.
Não é para menos que essa plataforma foi eleita a Número 1 do Brasil. A Speedio caminha a passos largos para uma hegemonia na geração de leads B2B.
Avaliação no B2B Stack: 4.8/5
Sem avaliação no Capterra.
Quais são as principais funcionalidades de um software de vendas
Antes de escolher qual software atende melhor às necessidades da sua empresa, é preciso entender o propósito de ter um sistema de vendas integrado com o processo comercial.
Um software de vendas ideal pode ser decisivo na eficiência dos resultados de vendas porque otimiza e acelera o processo de vendas.
Algumas das funcionalidades mais comuns de um software de vendas são:
Cadastro de Clientes
Registrar novos clientes, manual ou automaticamente, e atualizar suas informações em tempo real.
Pipeline de vendas
Visualizar com clareza o pipeline de vendas, possibilitando um maior controle da jornada do consumidor e a abordagem dos contatos que estão mais avançados no funil.
Lead scoring
Classificar e priorizar leads utilizando um sistema de lead scoring.
Previsão de vendas
Prever e projetar negócios com fechamento próximo, auxiliando na definição de metas e KPIs.
Histórico do relacionamento/compras
Ter acesso a um histórico detalhado de compras e do relacionamento com cada cliente.
Orçamento de Vendas
Realizar orçamentos e encaminhar propostas de vendas com mais facilidade.
Gerenciamento de estoque
Gerenciar entradas e saídas de produtos, especialmente necessário para e-commerces e PDVs.
Ferramentas de pagamento
Possuir integração com as principais plataformas de pagamento, ou oferecer uma opção embutida.
Alertas personalizados
Criar alertas automáticos para oportunidades no funil, follow-ups, reuniões etc.
Relatórios
Gerar relatórios com dados detalhados que ajudam a direcionar e aperfeiçoar as estratégias de venda.
Como escolher um software de vendas
Digitalizar e automatizar a área de vendas é algo que nenhuma empresa consegue mais fugir. Essa é a melhor forma de ganhar agilidade nos processos e maior controle sobre os dados. Porém, na hora de decidir por qual plataforma utilizar, é necessário levar em consideração alguns aspectos, como recursos, preço, usabilidade e suporte.
Como definir o melhor caminho para a sua empresa? Confira algumas dicas para fazer isso.
Pense no seu público-alvo
Você vende para empresas ou para consumidores finais? A distinção entre B2B e B2C pode fazer a diferença quando se avalia as plataformas de vendas e marketing.
Um negócio B2C exige um componente de comércio eletrônico e a capacidade de rastrear compras.
Já uma empresa B2B pode precisar de uma maneira de gerenciar e acompanhar vários relacionamentos em uma empresa e acompanhar as transações por meio de um pipeline de vendas.
Entender como você segmentará seu público-alvo pode ajudar a restringir seu foco ao escolher uma plataforma.
Escolha o tipo de software ideal
Existem duas rotas que você pode traçar quando se trata de software de vendas e marketing.
A primeira é adquirir uma plataforma de automação de marketing e CRM separadamente e integrar as duas. A segunda é escolher um CRM que vem com automação de marketing e diversas outras funcionalidades em um só.
Existem vantagens para ambas as opções e a decisão depende do seu nível de conhecimento e dos recursos que você tem à mão.
Uma pequena empresa provavelmente obterá todas as funcionalidades de que precisa com uma solução completa — sem as despesas e dores de cabeça da integração.
Por outro lado, uma empresa maior pode precisar de funcionalidades mais robustas e ter os recursos técnicos necessários para integrar sistemas em toda a organização.
Escolha as funcionalidades de acordo com as suas necessidades
Na busca por software, sempre haverá: os recursos obrigatórios, que não são negociáveis para sua empresa; os recursos interessantes, mas não necessários; e os recursos que você nunca usará.
Obter o conjunto de recursos correto pode ser crucial para facilitar o uso do software. Você precisa equilibrar a funcionalidade necessária para crescer e dimensionar sem precisar usar um software inchado que seja muito difícil de implementar e decolar.
Certifique-se da facilidade de uso
A adaptação do usuário é fundamental para empresas que implementam software de vendas e marketing.
Você e sua equipe serão capazes de navegar facilmente pelo CRM? As pessoas encarregadas pelo marketing terão os recursos necessários? Certifique-se que as respostas sejam “sim” para essas perguntas.
Faça um treinamento de uso do software
Fazer um treinamento para aprender a usar o software corretamente é fundamental.
Por mais que ele possa ser super fácil de usar, a aplicação da estratégia de marketing e vendas pode deixar o seu uso complicado. Por isso, não deixe de pedir um treinamento, pois certamente você precisará.