Blog

Transformação Industrial: Desafios e Oportunidades na Era da Indústria 4.0

A ST-One é uma startup inovadora que está transformando o setor industrial ao combinar ciência de dados com soluções tecnológicas avançadas. Com o propósito de levar a produtividade industrial a um novo patamar, a Indtech desenvolveu uma tecnologia disruptiva que permite a digitalização da indústria alcançar um estágio superior de conectividade e inteligência.

Essa solução flexível não apenas otimiza processos e recursos, mas também promove a criação de ecossistemas sustentáveis entre a indústria e o meio ambiente, adaptando-se continuamente a novos desafios e aprimorando sua eficácia a cada aplicação.

No último mês de agosto, tive o prazer de ser entrevistado pela ST-One , onde falei sobre o atual momento da Indústria 4.0 no Brasil.

Acompanhe os principais insights dessa conversa neste artigo.

Boa leitura!

Minimizar imagem
Editar imagem
Excluir imagem

ST-One

1. ST-One: Na sua visão, como está o panorama atual de investimentos em tecnologias no setor industrial? Quais tendências você destacaria?

Rodrigo Portes: O panorama atual de investimentos em tecnologias no setor industrial é marcado por uma crescente conscientização sobre a importância da digitalização e da automação, com a Indústria 4.0 sendo um dos principais impulsionadores dessa transformação. No entanto, o Brasil ainda enfrenta desafios significativos nesse campo, com apenas uma pequena fração das empresas efetivamente adotando essas tecnologias avançadas.

Segundo pesquisa da CNI – “Indústria 4.0: novo desafio para a indústria brasileira”, as tecnologias da indústria 4.0 ainda são pouco conhecidas pelas PMEs brasileiras. 57% das pequenas empresas afirmaram desconhecer tais tecnologias. Vejo como principais tendências (e necessidade de sobrevivência) a utilização cada vez maior das principais tecnologias habilitadoras como IoT, Big Data, Cloud, RA e RV, IA e Machine Learning e Digital Twins, dentre outras.

 2. ST-One: Você tem percebido algum tipo de resistência por parte das indústrias na adoção de novas tecnologias? Quais seriam as principais barreiras?

Rodrigo Portes: Segundo a pesquisa “Sondagem Especial Indústria 4.0: Cinco Anos Depois da CNI de 2022”, respondida por mais de 1.900 executivos e empreendedores de pequenas, médias e grandes empresas os principais obstáculos para a adoção de tecnologias ligadas à indústria 4.0 foram: altos custos de implementação (66%), estrutura e cultura da empresa (26%), falta de clareza sobre o retorno de investimento (25%), falta de conhecimento técnico (25%), dificuldade para integrar novas tecnologias e softwares (18%).

A meu ver, o principal, obstáculo para o avanço não são os altos custos, pois como sabemos os preços das tecnologias vem caindo vertiginosamente nos últimos anos. Acredito que a questão cultural e o medo da mudança, especialmente por parte do Top Management das indústrias, continue sendo a principal barreira. Daí a importância de desmistificarmos a tecnologia junto a