7 insights de negócios que tive com a tecnologia
A tecnologia não para de evoluir, continua revolucionando a maneira como as pessoas trabalham e fazem negócios. E nós, profissionais, também precisamos continuar aprendendo e evoluindo se não quisermos ficar para trás.
Como alguém que ama aprender coisas novas e se reinventar, vejo o quanto a tecnologia e o mundo digital impactaram a minha área. Tudo o que aprendi ao longo da minha trajetória profissional me ajudou a chegar até aqui, mas nem tudo o que tive contato é ainda aplicável e não se encaixa no mercado atual. Lembro que quando entrei na Rockwell, em 1995, tive contato com estratégias e técnicas de vendas que para a época e cenário funcionavam muito bem. Claro que a base em si ainda consigo utilizar no meu dia a dia, afinal, foram muitas experiências, erros e acertos, mas muito do que aprendi não consigo mais utilizar hoje.
Ao longo da minha carreira fui me reinventando, buscando novos conhecimentos para me tornar um profissional ainda mais capacitado. Porém, a tecnologia tem uma rapidez tão grande que o que tem de fato feito a diferença na minha rotina foi o que aprendi nos últimos três anos. E por isso decidi escrever esse artigo, para compartilhar o que eu aprendi e como a tecnologia tem auxiliado a área de vendas.
1. Marketing Digital
O marketing digital e a geração de conteúdo revolucionaram a maneira como as pessoas consomem e compram pela internet. Técnicas de copywriting, storytelling e gatilhos mentais conduzem milhares de pessoas por funis de venda (que elas nem enxergam) o tempo todo, transformando visitantes casuais em clientes.
Desde o primeiro momento que tive contato com essa área, no ano 2000 quando fiz o MBA Executivo em Marketing na ESPM, entendi que o engajamento do cliente por meio do marketing é fundamental. Devemos demonstrar empatia e não apenas vender um produto ou serviço, mas fidelizar o cliente, tratá-lo como uma pessoa, não um número, uma meta a ser batida. Com bons conteúdos de inbound marketing, bons leads viram bons clientes.
Veja abaixo algumas possíveis estratégias de vendas no outbound e inbound marketing:
Se bem planejada, estruturada e aplicada, uma estratégia de marketing poderá gerar mais resultados positivos e menos custos – Fonte: Sales Talent
Fora a questão do engajamento com o cliente, buscar conhecimento sobre Marketing também me possibilitou entender melhor minhas equipes ao longo da minha carreira e a ter um embasamento ainda mais qualificado para estar à frente de mudanças organizacionais, tanto em aspectos técnicos quanto comportamentais.
2. Inteligência Artificial (IA), Nuvem e outras ferramentas
A tecnologia nos deu ferramentas que, se bem utilizadas, podem nos ajudar a vender mais, com mais qualidade, e tomar decisões mais assertivas. Automatizar questões burocráticas deixa os vendedores livres para fazer o que eles sabem: vender.
Por meio de cruzamentos de dados e análises preditivas (que nos ajudam a antever possíveis cenários), criamos estratégias melhores, planos de ação mutáveis para superar obstáculos. Na nuvem, cabem todos os dados que precisamos armazenar. Na ficção, a tecnologia vez ou outra se revolta e vira nossa inimiga, mas na vida real, ela é uma grande aliada.
No meu Ebook gratuito “Como a Indústria 4.0 tem revolucionado o século XXI” abordo essas questões e como elas podem fazer diferença na sua empresa. Se quiser ter acesso ao conteúdo, me mande um inbox. Ficarei contente em poder compartilhar esse conhecimento com você.
Para você ter uma noção, a migração para a nuvem (ou cloud em inglês) tem sido estratégia comum entre as grandes empresas multinacionais, que buscam melhorar a gestão e produtividade de seus negócios. Segundo o Gartner, até 2022, 70% das empresas globais utilizarão a nuvem em alguma escala na sua jornada.
No Brasil, a previsão é que em 2021 o investimento em serviços gerenciados na nuvem aumente 8%, chegando à casa dos 12,6 bilhões de reais.
Empresas como Netflix, Uber, Amazon, Airbnb e Spotify já gerenciam 100% dos seus serviços de TI na nuvem. Elas necessitam, mais do que nunca, que seus serviços permaneçam em funcionamento 24/7 e atendam às demandas dos seus clientes quando solicitado, sem apresentar demora ou falha na entrega.
3. LinkedIn
As pessoas adoram redes sociais, e quando o assunto é trabalho, o LinkedIn ainda é a mais relevante. Não importa qual é a sua área de atuação: estar presente no LinkedIn, mostrando o que faz e como pode auxiliar os outros, é importante.
Fortalecer a minha presença no LinkedIn fez uma grande diferença em minha vida profissional: fiz novos contatos e por meio deles chegaram novas oportunidades de parcerias, sociedades, muita troca de conhecimentos e experiências. Porém, só consegui isso pois dediquei tempo e esforço em mim mesmo, na minha marca pessoal.
Apesar de ter o perfil aqui desde 2009, eu era totalmente passivo e utilizava a rede apenas como um currículo. Para ser sincero, tinha medo de me expor. Falei um pouco sobre essa minha experiência no capítulo que escrevi para o livro da organizadora Catarina Pierangeli.
O livro foi publicado em 2020 e traz conteúdos sobre marca pessoal e corporativa – Fonte: Acervo Pessoal Rodrigo Portes
Depois que entendi que não podia ficar parado por aqui e que o fato de compartilhar meu conhecimento sobre vendas, liderança, estratégia de negócios, digitalização, indústria 4.0 e automação industrial iria me ajudar bastante no desenvolvimento do próximo item.
4. Networking
Traduzindo literalmente, networking seria “rede de contatos”. Ter bons contatos é imprescindível para quem não quer ficar estagnado, e cultivar essas relações pode abrir portas que você nem sabia que existiam.
Porém, nunca force a barra: construa um relacionamento saudável com seus contatos, demonstre interesse genuíno pelo que ela produz, contribua com informações relevantes. Quem é da área comercial, assim como eu, sabe que nem sempre é fácil chegar a determinados profissionais, que de fato têm o poder de decisão. Por isso, se você conseguir chegar neles, tenha calma. Não vá com muita sede ao pote.
Crie um relacionamento, estabeleça uma confiança e mostre que você está ali para ajudá-lo a encontrar a melhor solução para a necessidade que tem.
Alimente a sua networking sem esperar nada em troca – o chamado netweaving: quando você menos esperar, aquele empurrãozinho que a sua carreira precisa vai aparecer.
5. Startups
Muita gente ainda torce o nariz para o conceito de startups, empresas “moderninhas” que surgem de repente e conquistam o mercado. Não seja uma dessas pessoas. Aproximar-se das startups é uma excelente ideia, pois elas estão fazendo negócios e produzindo em um ritmo alucinante, pensando e agindo de forma mais arrojada, com foco no futuro. Veja abaixo o perfil das startups brasileiras segundo a Associação Brasileira de Startups (ABStartups):
41% das startups entrevistadas buscam escalar o negócio – Fonte: Setting Consultoria
Tive a oportunidade de trabalhar próximo de algumas startups, inclusive oferecendo mentorias e consultorias. Falando assim parece que fui lá para ensinar, mas na verdade, houve uma troca: também aprendi muita coisa com eles. E, como eu disse lá no início, estar sempre aprendendo e evoluindo é fundamental.
6. Inside Sales
Vender internamente é algo que toda empresa deveria fazer. E digo mais: todo vendedor deveria começar nessa área, antes de ir para as vendas externas. Eu comecei a trabalhar com isso na Rockwell e hoje vejo como a área de Inside Sales é uma verdadeira escola, e dá ao profissional o alicerce necessário para uma boa negociação.
A pandemia veio para injetar ainda mais gás neste mercado: imagine se todos os vendedores e consultores estivessem simplesmente parados desde março de 2020 só por não poderem visitar clientes? Eles tiveram que se adaptar e chegar ao cliente por telefone, e-mail, Whatsapp, videochamadas. O trabalho remoto transformou a forma como as pessoas vendem à distância.
Para quem quiser saber mais sobre o assunto, recomendo fortemente o livro “Receita Previsível” De Aaron Ross e Marylou Tyler. Já falei um pouco sobre o livro e como ele pode ajudar o seu time a se tornar uma #maquinadevendas em um post aqui em meu perfil. Para ter acesso a ele, clique aqui.
7. Indústria 4.0
Deixei esse tópico por último, porque ele engloba todos os outros: tudo o que apontei neste artigo é fruto dessa grande transformação provocada pela Indústria 4.0. O LinkedIn surgiu em 2003, e ele nos ajuda a cultivar nosso networking. É na internet que se faz o marketing digital, uma das ferramentas que ajudam o trabalho de que faz Inside Sales. As startups surgiram no Brasil nos últimos 10 anos. Percebe como tudo está interligado? Neste cenário, online e offline convergem para virar uma coisa só.
“A realidade que enfrentamos de indústrias de todos os tamanhos que estão acomodadas e atrasadas na evolução digital mostra como é importante darmos atenção à Indústria 4.0. É muito importante parceiros estratégicos e experientes, como o Rodrigo, que se aproximem de Startups Indtechs, como a Binhaki, e ajudem desempenhando papéis importantes para mudar a percepção, hábitos arcaicos e uma cultura do “sempre fazemos assim” que acarretam falhas inesperadas, tomada de decisão tardia e apontamentos manuais.” Robson Quero – CEO & Co-Founder Binahki
Há novos hábitos, novas formas de pensar que não existiam há 20 anos. Quem aí lembra do disquete? Ou do CD Rom? Quem precisa deles, quando se tem o armazenamento ilimitado da nuvem? A evolução está acontecendo diante dos nossos olhos. E quem não se atualiza, fica para trás.
Agora me conte: como a tecnologia tem impactado o seu trabalho?