Inteligência Comercial: o que é e quais são os seus benefícios
A inteligência comercial é um processo orientado por tecnologia usado para analisar dados, transformá-los em conhecimento e apresentar informações detalhadas. Ele ajuda executivos, gerentes e outros líderes a tomar decisões de negócios informadas, rápidas, precisas e bem-sucedidas.
Ela usa uma ampla variedade de ferramentas, aplicativos e métodos, incluindo mineração de dados, processamento analítico online, consultas, relatórios e análise de risco.
Isso tudo permite que você leve informações relevantes e confiáveis para as pessoas certas, no momento certo, com o objetivo de obter resultados melhores e mais rápidos.
Mas, como a inteligência comercial realmente funciona?
Ela usa as grandes informações armazenadas em bancos de dados, limpa-as, estrutura-as e, finalmente, as transforma em informações relevantes e acionáveis que ajudam você a tomar decisões de negócios mais inteligentes.
Essas fontes de dados podem vir de análises de marketing, vendas, desempenho de operações, um sistema de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM), dados da cadeia de suprimentos, etc.
Quais são as principais funções da Inteligência Comercial?
Ok, você já entendeu que Inteligência Comercial é a coleta e análise de dados do mercado para auxiliar as estratégias da sua empresa.
Mas, deve estar se perguntando: “Qual é a real função da Inteligência Comercial para a minha empresa”, não é mesmo?
Bom, vamos às suas cinco principais funções.
1. Geração e qualificação de leads
Ao saber mais sobre o seu mercado, você consegue atingir leads mais qualificados, pois suas ações serão bem mais estruturadas e personalizadas.
2. Identificação de oportunidades
Quando você está por dentro dos principais números e informações do mercado, você identifica oportunidades que os demais não conseguem enxergar, por não estarem com o olhar “treinado” para isso.
3. Monitoramento de mercado
Para estar sempre à frente de seus concorrentes e acompanhar as tendências de seu segmento, o monitoramento de mercado é uma estratégia fundamental.
4. Acompanhamento de KPIs
Os KPIs de vendas e marketing são essenciais para medir o andamento de suas ações, campanhas e estratégias.
Dito isso, por meio de suas ações de Inteligência Comercial, você conseguirá acompanhar os KPIs mais facilmente e com maior embasamento nos números do mercado.
5. Coleta e análise de dados
Por fim, nós temos a base da inteligência comercial que é a coleta e análise de dados para assim projetar metas e objetivos e planejar suas ações.
Quais são os dados mais importantes levantados na inteligência comercial?
Para ter uma estratégia de inteligência comercial sólida, você precisa baseá-la em dados sobre:
- Mercado de clientes
- Suas vendas
- Seus produtos
- Sua concorrência
- Sua conjuntura.
Vamos entender melhor cada um deles a seguir:
Informações sobre o mercado de clientes
Para obter estas informações, você precisa coletar dados sobre:
- O perfil demográfico e de consumo dos clientes
- Os aspectos tangíveis e intangíveis envolvidos nas decisões de compra
- Tendências em sua área e segmento de atuação.
Informações sobre suas vendas
Sobre suas vendas, você precisa extrair dados como:
- Taxa de cancelamento (churn)
- Valor do ciclo de vida do cliente (LTV)
- Ticket médio
- Satisfação dos clientes (através de métricas como Net Promoter Score — NPS)
- Taxas de conversão.
Informações sobre seus produtos ou serviços
Em relação aos seus produtos e serviços, os dados a serem coletados são:
- Desempenho de venda de cada produto/serviço/solução
- Taxa de adoção
- Grau de conhecimento da equipe comercial sobre cada solução.
Análise da sua concorrência
Igualmente importante para a inteligência comercial é entender a fundo sua concorrência, analisando dados como:
- Principais concorrentes e suas particularidades
- Soluções dos concorrentes (incluindo pontos fortes e fracos)
- Estratégias de preços e descontos que utilizam
- Qual é o posicionamento de mercado de cada um deles.
Análise de conjuntura
Aqui, o objetivo é entender o contexto geral do mercado, através da obtenção de dados relacionados a:
- Previsão do desempenho da economia de cada país e que pode impactar suas operações (além da sua região de atuação, como estado, cidade, etc)
- Monitoramento de novas legislações e regulamentações que podem impactar seu negócio
- Tendências de comportamento e consumo do seu público-alvo.
As Tecnologias da Inteligência Comercial
Para conseguir colocar a estratégia de Inteligência Comercial em prática, é preciso utilizar algumas tecnologias.
Vamos conhecê-las agora, confira!
Big data
A tecnologia de big data faz a análise de dados provenientes de diversas fontes, ponto essencial para sua estratégia de Inteligência Comercial.
Business Intelligence
Business Intelligence ou apenas BI é a tecnologia que analisa os dados iniciais do cliente e obtém insights que auxiliam as áreas de gestão a tomar decisões mais assertivas.
Customer Relationship Management
O Customer Relationship Management, conhecido popularmente apenas como CRM de vendas, é um sistema de gestão de clientes, focado na organização das informações, visualização de dados e desenvolvimento dos contatos de vendas
Enterprise Resource Planning
Enterprise Resource Planning ou apenas ERP é um sistema de gestão integrado que serve para planejar e acompanhar os recursos e processos empresariais.
Gerenciamento de dados
Por fim, mas não menos importante, temos aqui uma ferramenta para lidar com o gerenciamento de dados, afinal, serão muitas informações para trabalhar.
Por isso, conte com um sistema de gestão de informações para armazenar e organizar seus dados, facilitando a análise.
Como implementar a Inteligência Comercial na sua Empresa?
Para começar a usar a inteligência comercial em sua operação, você precisa seguir quatro passos básicos. Vamos à eles:
Passo 1: Planejamento
Antes de tudo você precisa planejar o que deve ser buscado e analisado.
Pense em qual problema precisa ser resolvido ou quais melhorias devem ser implementadas para, a partir disso, saber quais análises devem ser feitas.
Passo 2: Coleta
Chegou o momento de levantar as informações necessárias e começar a coletá-las.
Utilize as tecnologias citadas acima para organizar esses dados e até mesmo capturá-los de outras bases.
Passo 3: Análise
Lembre-se de fazer a análise conforme os KPIs analisados e objetivos estabelecidos em seu planejamento.
Passo 4: Disseminação
Para finalizar, recomenda-se a disseminação do estudo, apresentado para as áreas interessadas, para definir ações a serem tomadas em conjunto.
Conclusão
A inteligência comercial traz maior competitividade, aumenta a satisfação dos seus clientes e impulsiona a produtividade da sua equipe de vendas.
Porém, colocá-la em prática exige obter os dados certos (sobre o mercado, as vendas e produtos da sua empresa, a concorrência e a conjuntura geral).
Também requer conhecer a fundo as etapas da inteligência comercial (planejamento, coleta, análise e disseminação).
Envolve, ainda, aplicá-la às principais atividades comerciais (geração e qualificação de leads, análise de oportunidades e dados e acompanhamento do mercado).
Igualmente importante é entender exatamente como implementá-la em sua operação, através da escolha correta do time comercial, a definição assertiva dos processos, a execução estratégica do plano de ação, a auditoria do que está sendo feito e a aplicação de melhorias sempre que necessário.