A revolução do outsourcing 4.0 que está transformando o mercado de fabricantes de máquinas e equipamentos
As empresas fabricantes de máquinas e equipamentos costumam viver com a falta de previsibilidade das vendas. Em determinadas épocas atingem o recorde de vendas e em outros momentos, poucas ou nenhuma venda ocorre.
A personalização e customização das máquinas e equipamentos se torna um diferencial de mercado e, ao mesmo tempo, traz uma complexidade adicional quando se trata de estoques e produção.
Vemos cada vez mais forte a tendência da redução do custo fixo e o surgimento de empresas mais flexíveis, dinâmicas e aptas às grandes flutuações de demanda do mercado. Novas soluções de outsourcing 4.0 de peças usinadas de baixo volume para os fabricantes de máquinas e equipamentos estão ajudando nesta tendência deste mercado.
A frase “Às vezes a empresa morre afogada, outras vezes, morre de sede” resume bem a dinâmica do mercado de fabricantes de máquinas e equipamentos. Por um lado, essas empresas enfrentam a falta de previsibilidade nas vendas, experimentando picos de vendas recordes em determinados momentos e períodos com poucas ou nenhuma venda em outros momentos. Além disso, a personalização e customização dos produtos adicionam complexidade aos estoques e à produção.
Às vezes a empresa morre afogada, outras vezes, morre de sede. Essa frase resume bem a dinâmica do mercado de fabricantes de máquinas e equipamentos – Bruno Gellert
No entanto, uma tendência cada vez mais forte é a redução do custo fixo e o surgimento de empresas mais flexíveis e dinâmicas, capazes de lidar com grandes flutuações na demanda do mercado. Nesse contexto, surgem novas soluções de outsourcing 4.0 para fabricantes de máquinas e equipamentos, especialmente no segmento de peças usinadas de baixo volume.
O conceito tradicional de ter todas as etapas do negócio, como engenharia, produção, qualidade, vendas e marketing, dentro da mesma empresa, tem sido questionado com o avanço da economia sob-demanda. Atualmente, as etapas que mais agregam valor aos produtos são a engenharia, o design, a pesquisa e desenvolvimento, além do marketing, vendas e pós-vendas. Essa mudança de mentalidade também se aplica aos fabricantes de máquinas em geral.
Enquanto alguns segmentos da indústria de fabricação de máquinas e equipamentos adotaram o outsourcing da manufatura de seus produtos, outros ainda permanecem verticalizados. A tendência é que os fabricantes de máquinas se tornem empresas de engenharia, terceirizando atividades secundárias, incluindo a manufatura de peças mais simples.
Dentro deste mercado conservador e ávido por novidades, a Peerdustry surge com uma solução inovadora e disruptiva, aproveitando o contexto acima para oferecer uma abordagem diferenciada.
A Peerdustry é uma empresa especializada em peças usinadas de baixo volume e auxilia empresas em diferentes estágios dessa jornada, desde aquelas que estão começando até aquelas que já terceirizam peças usinadas e buscam maior eficiência nesse processo. Através de sua equipe e plataforma digital de usinagem distribuída, a Peerdustry trabalha em parceria com os fabricantes de máquinas, oferecendo consultoria, diagnóstico, implementação e ajustes de fluxos de processos.
A solução da Peerdustry aumenta significativamente a produtividade para aqueles que já terceirizam peças usinadas e proporciona confiança em termos de qualidade, prazos e custos para aqueles que estão adotando esse modelo. A empresa disponibiliza uma grande quantidade de máquinas de usinagem CNC através de fornecedores homologados, simplificando o processo de produção sob demanda. Isso também beneficia os fornecedores de usinagem, reduzindo o trabalho administrativo e permitindo que eles se concentrem na usinagem das peças.
Um exemplo prático é o de um fabricante de máquinas para alimentos que, após implementar a solução da Peerdustry, alcançou seus objetivos estratégicos em seis meses. O tempo de entrega das peças usinadas foi reduzido em mais de um terço, o trabalho administrativo relacionado à compra de peças usinadas foi simplificado, permitindo que a equipe se concentrasse em tarefas mais importantes, e a dependência dos fornecedores foi reduzida, ampliando a base de fornecedores para quase 30 simultaneamente.
Um fabricante de máquinas para alimentos, após implementar a solução da Peerdustry, alcançou seus objetivos estratégicos em seis meses!
A Peerdustry foi fundada em 2017 com o objetivo de trazer os benefícios da economia compartilhada para a indústria de manufatura, focando na usinagem de baixo volume. A empresa conta com profissionais especializados e investidores renomados do mercado de tecnologia, como a Redpoint e-ventures e a SaaSholic, entre outros.
Para mais informações, é possível entrar em contato com Bruno Gellert, Co-Founder e CEO, ou visite o site www.peerdustry.com.