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O que é Automação da Força de Vendas e o que ela pode fazer pela sua empresa

Se você ainda não sabe o que é automação da força de vendas, mas clicou no link e chegou até aqui, é porque está pensando como melhorar os processos de vendas dentro da sua organização.

Por isso, fica comigo até o final desse artigo que eu vou explicar e te mostrar como ela, a automação de vendas, é fundamental para qualquer empresa que deseja ser protagonista nos dias de hoje em seu mercado de atuação.

O que é automação da força de vendas

A automação da força de vendas envolve qualquer ferramenta tecnológica que automatiza ou facilita tarefas manuais em uma operação comercial.

Seu objetivo prático é eliminar o máximo possível de tarefas burocráticas – que não envolvem construção de relacionamento e interação direta. Além de reduzir a quantidade de esforço gasto no gerenciamento do processo de vendas.

Os sistemas de automação de vendas podem otimizar tarefas como abordagens, acompanhamentos, qualificações, propostas, follow-ups, fechamento, pós-vendas e muito mais.

Nessa direção, ela foca em otimizar processos que não precisam da ação humana. Sendo assim, pode-se afirmar que a automação de vendas não tem como objetivo substituir o trabalho do vendedor da empresa, mas sim de otimizá-lo.

O trabalho com vendas e a transformação digital

Qualquer pessoa que busque soluções pela internet já passou pela situação de pesquisar por determinado produto online e, algum tempo depois, obter uma série de conteúdos sobre esse mesmo produto por meio de estratégias de inteligência artificial (IA) e machine learning da web.

Esse é um simples exemplo de como os algoritmos interferem nas decisões de compra, impulsionando o comportamento dos clientes no ambiente virtual.

Obviamente o setor de vendas se beneficia desse contexto para atingir cada vez mais clientes em potencial, considerando-se que a internet tem se mostrado um efetivo canal de prospecção.

Mas as vantagens da transformação digital não param por aí. Esse criterioso trabalho de análise de dados que visa encontrar oportunidades claras de negócio também está por trás de uma série de ferramentas de automação.

Além de automatizar as vendas, podemos dizer que uma boa ferramenta inteligente realiza a parte automática da prospecção, por meio do cruzamento de dados que sugerem de forma segura e confiável quais leads possuem mais fit com o negócio.

Fora isso, as funcionalidades que organizam o fluxo de trabalho ajudam a evitar que as falhas humanas tenham impacto no resultado da prospecção.

Assim, todos os envolvidos no processo comercial saem ganhando: ao mesmo tempo em que as equipes de vendedores passam a ser mais produtivas por trabalharem somente os leads certos, o gestor impulsiona os resultados da empresa e o cliente fica plenamente satisfeito por ter encontrado a solução que precisava.

Benefícios da automação da força de vendas

A automação traz inúmeros benefícios, sendo que os 5 principais são:

1. Otimização de tempo – Está comprovado que a automação aumenta a produtividade de vendas em 14,5%.

Com a automação de vendas é possível economizar tempo antes desperdiçado em atividades repetitivas como a alimentação do banco de dados com informações dos potenciais clientes.

Essa otimização de horas trabalhadas permite que seus representantes de vendas tenham mais tempo para investir no que realmente importa: o cliente.

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2. Inteligência de vendas – A automação de vendas também permite monitorar contas para determinar quais clientes geram mais lucros ou compram a maior variedade de produtos.

Equipado com essas informações, os vendedores podem criar um esforço direcionado, com base na correspondência dos produtos ou serviços mais relevantes, utilizando o histórico de compras preciso do cliente.

Além disso, o histórico de pedidos dos clientes fornecido pela automação de vendas permite aos vendedores fazer upsell ou crosssell com maior eficiência.

Por fim, a automação de vendas favorece a criação de previsões de vendas mais precisas, baseadas em números sólidos, evitando surpresas desagradáveis no final do mês.

3. Redução de custos – Assim que tiver o software de automação da força de vendas instalado e funcionando, é possível perceber rapidamente um declínio nos custos relacionados ao processo de vendas. E, fluxos de trabalho ineficientes podem custar até 30% da receita da sua empresa.

Além disso, você economiza porque consegue identificar gargalos e processos ineficientes – e eliminá-los. E mais, você também pode esperar um aumento potencial no desempenho de vendas e na receita quando o processo se tornar mais rápido e contínuo.

Sua receita, por sua vez, aumenta porque você poderá encontrar clientes que são realmente adequados para sua empresa e fechar mais negócios, com mais rapidez.

Afinal, as empresas que usam a automação de vendas alcançam taxas de conversão 53% mais altas e uma taxa de crescimento de receita anual de 3,1%.

4. Melhora a comunicação interna de vendas com demais setores – O State of Sales 2019 apontou que 77% dos vendedores dizem que vender colaborativamente com outros departamentos é importante.

A maioria dos vendedores que participou desta pesquisa cita uma visão única e compartilhada dos dados do cliente nas interações de marketing, vendas e serviço como importante para vários objetivos que afetam os resultados financeiros.

Ou seja, os departamentos de serviços, marketing e vendas precisam se comunicar entre si, compartilhando dados, metas e métricas. Toda essa comunicação pode ser gerenciada através da automação de vendas.

5. Motivação da equipe – Como consequência de todos os benefícios listados acima, você acaba tendo um time de vendas mais motivado.

Quando um vendedor tem um processo automatizado, ele gera mais leads, ele tem mais previsibilidade, ele consegue focar nos frutos mais baixos e, consequentemente, consegue também gerar mais vendas (e também mais comissões).

Além de uma ferramenta de automação ajudar no processo de vendas como um todo, ela também ajuda que os seus vendedores consigam bater suas metas e receberem seus comissionamentos – que é um grande motivador de equipes comerciais.

Fonte: Blog Ramper

Fonte: Blog Ramper

Conclusão

Existem dezenas de motivos para considerar a automação de vendas. Estes são apenas alguns.

Agora pensa comigo, imagina um vendedor com mais tempo para vender por que não precisa mais ficar digitando pedidos e com mais poder de decisão, sabendo quais são os produtos que cada cliente compra?

Fantástico, não é mesmo?

Provavelmente na sua empresa você deve ter mais de um vendedor, agora imagine todos os seus vendedores aproveitando todos esses benefícios.

Ter todas essas possibilidades em mãos, realmente pode fazer muita diferença no seu negócio.

Às vezes você não precisa de uma equipe de vendas maior do que a que você já tem para vender mais. Você precisa potencializar sua equipe para ela extrair o máximo de resultado de cada cliente.

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