Se você estiver perdendo mais de 10% dos seus vendedores, pode ter certeza que eles não são o problema
Agora, se, digamos 30% de uma equipe de vendas não estiver conseguindo atingir a meta, a culpa é das pessoas ou da empresa?
Será que 30% da equipe de fato representam erros de contratação? Se você estiver perdendo 25% da equipe de vendas por ano (não importa se estiverem pedindo demissão ou sendo demitidos), será que o problema é das pessoas ou do sistema?
Se quase todos os novos contratados de vendas estão levando o dobro de tempo para se desenvolver, será que a culpa é deles…ou do sistema? Dá para ver um padrão se formando aqui?
Quem define as metas e os incentivos? Quem define os territórios, os papeis e as responsabilidades? Quem é o responsável pela contratação e pelo treinamento? Quem promove, contrata e treina os vendedores?
Em última análise, o Líder de Vendas e CEO são os responsáveis por garantir o sucesso sustentável de vendas, e não os vendedores.
Seu ambiente e “sistema” de vendas afetam, positiva ou negativamente, os vendedores. Enquanto você não corrigir os sistemas e o ambiente da empresa, será difícil atingir o sucesso repetível.